terça-feira, 13 de março de 2012

História do Cinema

História do Cinema


O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento. Utilizando a persistência da visão , vários jogos ópticos foram inventados na época. Dentre os inventados vale destacar o thaumatrópio, fenacistoscópio, zootropo e praxinocópio. já então eadweard Muybridge, nos Estados Unidos, experimentava o zoopraxinoscópio, decompondo em fotogramas corridas de cavalos. Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. Baseado na invenção de Edison, os irmãos Lumiére criaram o cinematógrafo. Em 28 de dezembro de 1895, o pai dos irmãos Lumiére organizou uma apresentação no Grand Café do boulevard des Capucines, em Paris, o público viu pela primeira vez, filmes como La Sortie des ouvriers de I'usine Lumiére ( A saída dos operários da Fábrica Lumiére ) e L'Arrivée d'un train em gare ( Chegada de um trem a estação), breves testemunhos de vida cotidiana. 


Mais para os irmãos Lumiére, o cinematógrafo era uma invenção sem futuro. Mas o Francês George Méliès não pensava assim e comprou um cinematógrafo. Como Méliès era mágico e diretor de teatro, conseguiu dar uma expressão dramática a seus filmes, usando atores, cenários e figurinos. Seu filme Viagem à lua, de 1902, é considerado a primeira ficção científica do cinema, dura 13 minutos e é inspirado nos romances de Julio Verne.


Até então, a Europa tinha os cinemas mais populares do mundo, mais com a Primeira Guerra Mundial, a indústria cinematográfica europeia foi arrasada. Com isso os EUA começou a se destacar para o mundo, fazendo e importando filmes. O centro do cinema nos EUA era em NY, mais produtores começaram a migrar para uma cidade na costa oeste americana chamada Hollywood, que seria um belo lugar para filmes, pelo fato de ter Sol quase todos os dias, paisagens maravilhosas e várias etnias misturadas em uma única cidade. Começaram a se destacar nessa época, comédias de Charles Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. E assim Hollywood se torna o centro cinematográfico do planeta.


Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Som e imagem, como agrupar isso em um único filme ? Era a grande complexidade. Mais a Warner Brothers foi a pioneira e conseguiu dar um jeito. Usando o sistema de som Vitaphone ( gravação de som sobre um disco ) em 1928 lança o filme " The Lights of New York ", se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado.


Com esses grandes avanços, o cinema se tornava uma indústria muito lucrativa. E com o decorrer dos anos foi evoluindo até chegar no que é hoje, com grandes filmes e produções, que deixam o público do mundo inteiro chocados com suas grandiosidades. Pode se dizer que o cinema não é uma simples máquina de fazer filmes, mais sim de gerar sentimentos pra platéia e transformar sonhos em realidade, como dizia George Méliès.


 La Sortie des ouvriers de I'usine Lumiére ( A saída dos operários da Fábrica Lumiére ) - Irmãos Lumiére


L'Arrivée d'un train em gare ( Chegada de um trem a estação) - Irmãos Lumiére


Viagem à Lua - George Méliès

Nenhum comentário:

Postar um comentário